FAQ: #11 perguntas frequentes sobre Machu Picchu que você precisa saber

Machu Picchu está localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes no Peru a 2400 metros de altitude e a 112 km da cidade de Cusco.

Quem construiu Machu Picchu?

Foi o soberano reinante Pachacutec, que veio a obter a vitória sobre os Chancas, que permitiu a construção de Machupicchu. Em seguida, o Inca conquistou o Collas e estendeu sua regra para as terras altas.

Qual a melhor época para viajar a Machu Picchu?

A melhor época para viajar a Machupicchu vai de Maio a Setembro, no inverno. As temperaturas são bem mais baixas, mas não chove tanto como nos outros meses do ano. Os melhores meses são Junho e Julho. A semana recomendada é a do dia 24 de junho quando acontece em Cusco a festa de Inti Raymi. A temporada de chuvas começa em Outubro. Os meses que mais chovem são Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março. Recomendamos que você não viaje a Machu Picchu de Outubro a Abril e recomendamos veementemente que você não vá a Machupicchu nos meses de janeiro e fevereiro. Só viaje de outubro a abril se realmente não puder viajar de maio a setembro dos próximos anos.

Preciso percorrer uma Trilha Inca para chegar a Machu Picchu?

Não. A maioria dos turistas vai a Machupicchu da forma tradicional, ou seja, embarcam no trem de Cusco até o povoado de Aguas Calientes (3h30). De Aguas Calientes embarcam num micro ônibus até Machupicchu (20 min).

A Trilha Inca Machu Picchu é indicada somente para aqueles que estão em boa forma física, dispostos a longas caminhadas a acampar pelo menos três dias nas montanhas. De um modo ou de outro o ponto de partida para todos é Cusco.

Veja também: Como chegar a Machu Picchu: Você sabe como chegar lá?

Como chegar a Machu Picchu?

Para chegar a Machupicchu é obrigatório ir antes a Cusco. Para chegar a Cusco, saindo do Brasil, a maneira mais rápida, segura e confortável é ir voando de São Paulo até Lima (5h00 de voo direto). De Lima pegar outro voo até Cusco (1h15 de voo). Em Cusco pegar um trem até o povoado de Aguas Calientes (3h30). E de lá finalmente um micro ônibus até Machupicchu (25 min). Mas se você quiser economizar e tiver tempo disponível para viajar pode ir por terra via Bolívia, Argentina e Chile ou ainda pelo Acre através da rodovia Transoceânica.

Posso acampar em Machu Picchu?

Não. O último acampamento que se faz para quem chega pela Trilha Inca fica a 1h30 de caminhada antes de chegar a Machupicchu. Caso queira conhecer Machu Picchu por mais um dia antes de pegar o trem de volta para Cusco você terá que dormir num hotel do povoado de Aguas Calientes que fica no pé da montanha de Machupicchu.

Machu Picchu fica fechada na época das chuvas?

Não. Machupicchu não fecha durante um grande período de tempo como uma semana ou um mês. Só é fechada nos dias em que chove muito, depois reabre novamente. Eventualmente pode ocorrer de ela estar fechada no dia em que você pretende visitar a cidade. Mas, assim que a chuva passa tudo volta a funcionar normalmente. No entanto, a Trilha Inca é fechada durante o mês de fevereiro por causa das chuvas.

Em um dia dá tempo de conhecer Machu Picchu?

Dá para visitar os principais templos e subir até Waynapicchu para se ter aquela visão espetacular de cima de Machupicchu. Mas Machu Picchu possui muitas construções. Só de escadas são mais de 100. E a subida a Waynapicchu é desgastante. Se você quiser conhecer calmamente todos os templos e ficar um longo tempo admirando a paisagem de cima de Waynapicchu então é recomendado que você fique uma noite num hotel do povoado de Aguas Calientes e visite Machu Picchu novamente no dia seguinte. Será necessário pagar uma nova taxa para entrar de novo em Machu Picchu.

Existe limite de visitantes em Machu Picchu?

Sim, há limite de visitantes em Machupicchu. O máximo permitido são 2500 visitantes por dia. Para a trilha inca são permitidos apenas 500 viajantes. E para subir a Waynapicchu e ter aquela visão espetacular de cima de Machupicchu são permitidas apenas 400 pessoas por dia.

Veja também: 5 coisas que você precisa saber antes de ir para Machu Picchu

Precisam comprar o ticket de trem e a entrada a Machu Picchu com antecedência?

Se for viajar na alta temporada, de maio a setembro, precisa comprar tudo com antecedência. Ticket de entrada a Machupicchu, ticket de trem e ticket para subir a Waynapicchu.

Machu Picchu esta desabando?

A região onde Machupicchu foi construída é o começo da floresta Amazônica peruana. No verão chove demais por lá. E isso obviamente provoca deslizamentos de terra. A quantidade de chuvas aliada ao fato de que Machupicchu foi construída à beira de precipícios e ainda ao grande fluxo de turistas que visitam o local diariamente, tem colocado em risco as construções. Estima-se que o terreno esteja se movendo 1 cm por mês em direção ao abismo. É um processo geológico demorado, mas está ocorrendo. Os construtores de Machupicchu já sabiam da instabilidade do terreno e por isso fizeram fundações tão bem feitas que as construções estão de pé até hoje. O risco de desabamento é mais um motivo para você visitar Machupicchu o quanto antes.

É verdade que o governo peruano vai fechar Machu Picchu?

Não. Mas, o que pode ocorrer é a diminuição do número de visitantes diários na cidade. Essa será possivelmente uma das alternativas para evitar a degradação do lugar causada pelo grande fluxo de turistas. A alternativa será o aumento do valor do ingresso que hoje está cerca de U$ 50.00.

Está planejando viajar? Aproveite as ofertas!


Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu 5d/4n

A partir de USD 550

Machu Picchu Express Tudo incluído 3d/2n

A partir de USD 450

VEJA TODAS AS OFERTAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *