Gastronomia#Top 5: Os melhores pratos de Cusco

Cusco, destino emblemático do Peru, possui uma requintada gastronomia com uma seleção de pratos muito variados típicos desta zona. A seguir apresentaremos os 5 pratos que você não deve deixar de experimentar quando for à Cidade Imperial.

Chiri uchu

Na culinária cusquenha há um prato representativo chamado de Chiri Uchu que significa ají muito conhecido pelos moradores, consumido nas festividades de Cusco, como Corpus Christi, no mês de junho e também no Inti Raymi ou Festa do Sol. Este prato é uma mescla de carne de cuy (porquinho da Índia), galinha cozida, chalona (carne de cordeiro desfiada) torreja (torrada), ovas de truta, cochayuyo (tipo de alga), salsicha, milho tostado, queijo serrano, chouriço, rocoto (pimenta).

Servido frio em um só prato que você decide como comê-lo. Algumas pessoas preferem usar talheres e outras, suas mãos para degustar este delicioso guisado. Porém o truque está em combinar todos os sabores de uma vez, tendo uma grande experiência culinária.

Puchero

Servido na época do carnaval, é riquíssimo, composto por diversas carnes, acompanhado de verduras, batatas, moraya (tipo de batata), grão de bico, mandioca, batata doce, pera, pêssego e arroz. Sem dúvida um prato muito variado e delicioso. Pode ser acompanhado com a bebida que mais goste.

Rocoto relleno (pimentão recheado)

Sem dúvida a criatividade cusquenha brilha neste delicioso prato feito com pimentão recheado com verduras picadas e uma deliciosa carne de vaca, coberto com uma deliciosa massa crocante para degustar em várias mordidas onde não podia faltar a deliciosa batata serrana, transformando-o em um prato tradicional da região para ser saboreado por todos os paladares.

Cuy al horno (porquinho da Índia ao forno)

Um prato muito nutritivo típico de Cusco e Arequipa. Esta gastronomia está presente especialmente nas zonas andinas peruanas. Uma iguaria que vai ao forno e é acompanhada com batata pré-cozida para estar ao ponto e degustá-lo.

O cuy ou porquinho da Índia é um roedor nativo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul (Peru), domesticado há mais de 3000 anos e posteriormente levado pelos colonizadores espanhóis para a Europa onde tornou-se um animal de estimação. Para os incas ele tinha um grande significado, era ingerido em festividades (até hoje possui esta finalidade) e também era consumido por seu alto valor nutricional (assim como atualmente).

Chicharon

Deliciosa iguaria contendo carne de porco em pedaços douradas em azeite natural. Este prato é servido todos os dias no distrito de Saylla, a 45 minutos do centro de Cusco. Acompanha de rodelas de salada de batatas fritas, mote (variedades de grão de milho cozidos), favas e ají ou uchucuta(pimenta moída, em quíchua).

Compartilhar

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Visite-nos nas nossas redes sociais

Visite-nos nas nossas redes sociais

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Close

#Top 5: Os melhores pratos de Cusco

Preencha os campos abaixo para que nossa equipe possa entrar em contato com mais informações. Os campos com * são obrigatórios.

* Data de início do tour