Melhores DestinosMoray, um centro de pesquisa agrícola inca

As plataformas de Moray são terraços agrícolas construídos em cavidades naturais gigantescas. Estes terraços são sobrepostos concentricamente formando um enorme anfiteatro. A maior destas cavidades possui uma profundidade de 150m e a altura média das plataformas é de 1,80m.

Conforme os historiadores, estas construções formavam um importante laboratório agrícola dos incas. Suas plataformas foram construídas com seus respectivos canais de irrigação, possuindo cada uma delas seu próprio microclima. O que mais chama a atenção é a grande diferença de temperatura média anual entre a parte superior e a inferior, nas depressões, chegando a 15°C.

Origem

Existe uma teoria de que os incas aproveitaram as crateras deixadas pelo impacto de meteoritos. Edwin Salazar, autor do livro “Astronomia Inka”, resgata esta teoria exposta primeiramente em 1960.

Um gigantesco asteroide se partiu ao entrar na atmosfera terrestre e o impacto deixou nove crateras direcionadas a sudoeste. Construindo as famosas plataformas, os incas transformaram o local em um laboratório, evitando assim a erosão do local. As crateras dos meteoritos foram sacralizadas como em outras grandes civilizações do planeta.

Reconhecimento

As plataformas em anéis concêntricos foram reconhecidas em 1932 pela expedição de Shirppe Johnson. Cada círculo compreende um terraço que se sobrepõe ao outro, formando círculos que se ampliam. Pode-se passar de um a outro escalando as pedras salientes encravadas na parede.

Etimologia

Originária do quíchua, a palavra Moray possui uma relação com a colheita de milho que se chamava Aymoray, ou com o mês de maio, de mesmo nome e igualmente à batata desidratada chamada de Moraya ou Moray.

Localização

As plataformas de Moray estão localizadas a 7km de Maras, no Vale Sagrado dos Incas, a 38km a noroeste de Cusco. É possível chegar a este local pelo caminho que sai do povoado ou diretamente de um desvio pela estrada principal.

Moray pertence ao distrito de Maras, um dos sete distritos da província de Urubamba, departamento de Cusco. Moray é um complexo arqueológico que ocupa aproximadamente 36 hectares.

Funções

A disposição das plataformas produz um gradiente de microclimas cujos centros circulares concêntricos possuem uma maior temperatura que vai diminuindo até chegar ao seu exterior, podendo assim simular até 20 tipos diferentes de microclimas.

Os microclimas das plataformas que rodeiam o funil maior (Qechuyoq) distribuem-se em setores divididos em quatro níveis adjacentes. Cada setor possui características micro climáticas próprias. As quatro plataformas inferiores que pertencem ao setor I são as mais úmidas com temperaturas de solo baixas devido à maior evaporação de água. Os solos das plataformas do Setor II possuem temperaturas anuais médias de 2°C a 3°C superior ao setor I. Os solos do Setor III apresentam temperaturas que podem ser maiores ou menores conforme a variação da exposição solar no curso das estações do ano. Os meses de maior diferenciação micro climáticas são os da estação seca (maio a julho) e os de cultivo (de agosto a novembro).

Nota

As plataformas estão distribuídas em 12 níveis distribuídos em três setores compostos de quatro níveis cada.

Devido à sua localização, cada uma das plataformas representa aproximadamente 1.000m de altitude em condições normais de lavoura. Em sua totalidade, o complexo conteria vinte ou mais zonas ecológicas em escala. O sítio de Moray serviu aos oficiais incas para calcular a produção anual em diferentes partes do reinado de Tahuantinsuyo.

Compartilhar

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Visite-nos nas nossas redes sociais

Visite-nos nas nossas redes sociais

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Close

Moray, um centro de pesquisa agrícola inca

Preencha os campos abaixo para que nossa equipe possa entrar em contato com mais informações. Os campos com * são obrigatórios.

* Data de início do tour