Dicas de ViagemVeja as novas regras para visitar Machu Picchu – janeiro 2019

https://www.machupicchupacotes.com/wp-content/uploads/2019/06/regras-para-visitar-machu-picchu-1280x854.jpg

Machu Picchu, considerada uma das 7 maravilhas do mundo atual e uma das atrações mais visitadas no Peru e no mundo, vem sofrendo mudanças nos últimos anos em relação à entrada e visitação. Por isso decidimos elaborar um material aos nossos leitores para saber como proceder se este for seu destino de viagem.

Embora a disposição “Regulamento de Uso Sustentável e Visita Turística para a Conservação da Llaqta de Machu Picchu” tenha sido emitida em 01º de julho de 2017, para o ano de 2018 foram criadas algumas variações devido à grande afluência de turistas, que continuam valendo para este ano (2019). Há também outras modificações que devem ser cumpridas basicamente com o objetivo de haver mais ordem e controle referente à entrada a Machu Picchu.

É importante saber que há 3 tipos de ingressos a Machu Picchu:

INGRESSO 01: INGRESSO DE ENTRADA SOMENTE A MACHU PICCHU:

No momento da compra você deverá escolher o horário de entrada conforme segue:

  • Machu Picchu – a partir das 6h, se você comprar seu ingresso a Machu Picchu a partir das 6h você deve entrar neste horário (mas atenção, este ingresso dá direito a permanecer em Machu Picchu por no máximo 4h). Para isso é necessário sair de Águas Calientes às 5h30 pegando o ônibus turístico até a entrada de Machu Picchu chegando às 6h. Muitas vezes forma-se uma fila muito longa para pegar o ônibus. Sugiro que você veja o melhor horário para sair de seu hotel em Águas Calientes até o ponto de ônibus.
  • Machu Picchu – a partir das 7h, é permitido ingressar a Machu Picchu somente a partir deste horário e uma vez dentro da cidadela você pode permanecer somente até 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 8h, da mesma maneira, é permitido entrar em Machu Picchu somente a partir deste horário. Uma vez dentro da cidadela o tempo de permanência é de, no máximo, até 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 9h com este ingresso é permitido entrar em Machu Picchu somente a partir deste horário e, uma vez dentro da cidadela o tempo máximo de permanência é de 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 10h, é permitido ingressar em Machu Picchu somente a partir deste horário e, uma vez dentro da cidadela o tempo de permanência é de, no máximo, 4h.
  • Machu Picchu – a partir as 11h, é permitido ingressar na cidadela a somente a partir deste horário e, uma vez em seu interior, você poderá permanecer no máximo até 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 12h, com este ingresso é permitido entrar em Machu Picchu somente a partir deste horário e permanecer no máximo até 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 13h, da mesma maneira é permitido ingressar em Machu Picchu somente a partir deste horário e permanecer por, no máximo, 4h.
  • Machu Picchu – a partir das 14h, é permitido ingressar em Machu Picchu somente a partir deste horário e permanecer por, no máximo, 4h.
INGRESSO 02: INGRESSO DE ENTRADA A MACHU PICCHU COM MONTANHA MACHU PICCHU:

No momento de realizar a compra você deverá escolher o horário do ingresso conforme segue:

  • Machu Picchu com Montanha Machu Picchu – a partir das 6h, se você comprar o ingresso neste horário, poderá ingressar em Machu Picchu a partir das 6h e pode subir a montanha Machu Picchu ou fazer uma visita guiada a Machu Picchu e depois subir a montanha. O tempo de duração para realizar estas atividades é de no máximo 6h.
  • Machu Picchu com Montanha Machu Picchu – a partir das 7h, a ideia é a mesma, ingressar em Machu Picchu às 7h, decidir o que visitar primeiro e aproveitar ao máximo as 6h que temos.
  • Machu Picchu com Montanha Machu Picchu – a partir das 8h, a entrada em Machu Pichu é feita às 8h, você decide o que irá visitar primeiro e aproveita ao máximo as 6h que tem.
INGRESSO 03: INGRESSO DE ENTRADA A MACHU PICCHU COM MONTANHA HUAYNA PICCHU:

É necessário escolher o horário do ingresso no momento da compra.

  • Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu – a partir das 6h, entrada permitida somente a partir deste horário. Você pode escolher entre subir a montanha Huayna Picchu ou fazer o tour pela cidadela ou o oposto, dentro do tempo máximo de visitação de 6h.
  • Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu – a partir das 7h, a ideia é a mesma, entrar em Machu Picchu às 7h, decidir o que visitar primeiro e aproveitar as 6h que temos.
  • Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu – a partir das 8h, entrada permitida somente a partir das 8h, decidir o que visitar primeiro e aproveitar as 6h que temos.

Agora você pode decidir que tipo de ingresso para Machu Picchu comprar. Na minha humilde opinião recomendo adquirir o ingresso que inclui as montanhas, uma vez que com alguns dólares a mais teremos 2h adicionais para aproveitar a cidadela podendo sair para ir ao banheiro localizado fora de Machu Picchu.

Leve em consideração: é importante lembrar que o ingresso é válido somente para a data de sua aquisição. Não é possível mudar a data nem o nome no ingresso. No momento da entrada a Machu Picchu é necessário apresentar certos documentos como o ingresso e o documento oficial de identidade. É proibida a entrada de quem não apresentar estes documentos. É permitido apresentar outros documentos válidos de identificação como passaporte, documento de identidade para estrangeiros, cédula de identidade diplomática ou registro nacional de identificação (DNI) para os cidadãos da CAN – Comunidade Andina e do MERCOSUL (Peru, Equador, Colômbia e Bolívia).

Atenção: é importante seguir as regras para evitar confusão e problemas com os demais visitantes. Você pode pensar que o tempo de visita é curto, mas verá que a duração do passeio é suficiente para conhecer toda a cidadela e tirar fotos.

Guias de turismo: conforme as regras o visitante deverá entrar acompanhado de um guia de turismo. Os guias poderão atender a grupos de no máximo 16 pessoas para contribuir com a conservação do patrimônio, uma vez que eles são encarregados de organizar a entrada, definir o circuito a ser feito, informar o número de visitantes, transportá-los pelas ruas e recintos e, além de tudo, velar pela aplicação das normas impostas. É importante lembrar que a entrada a Machu Picchu somente será permitida com a presença de um guia, caso contrário será proibido entrar.

NÃO CONFUNDIR TIPOS DE CIRCUITOS COM TIPOS DE INGRESSOS A MACHU PICCHU:

Referente aos circuitos, as novas regras definem 3 rotas. A rota escolhida será definida quando entrar na cidadela Inca. Cada circuito leva em média de 2 a 3h para ser completado. Cada um possui paisagens e lugares distintos que se diferenciam pelo tempo e distância do circuito, classificados da seguinte forma:

Circuito nº1: com uma duração de aproximadamente 3h é considerado o circuito mais completo, iniciando depois da entrada a Machu Picchu, na separação do caminho de pedestre que é o acesso tradicional a Machu Picchu. A partir deste ponto subimos até a parte mais alta, cerca de 241m até chegar a uma plataforma onde você terá a primeira vista completa de Machu Picchu. Subiremos um pouco mais até a plataforma cerimonial onde está localizada a Casa do Guardião para depois começar a descer pelo caminho originário da Ponte Inca onde você encontrará com o caminho descendente de Intipunku, chegando na porta principal de entrada do setor urbano de Machu Picchu.

Em seguida você entra no setor urbano onde o caminho continua até chegar a porta invertida, começando a descer até a zona do Caos Granítico, o lugar das pedreiras, continuando até o conjunto da Casa do Inca e depois até o Templo do Sol. Subirá pelas escadarias para chegar ao Jardim Botânico continuando até a Praça dos Templos, subindo até a Pirâmide do Intihuatana, uma área de ritmo acelerado, não podendo permanecer muito tempo.

A partir do alto da pirâmide de Intihuatana você descerá pela parte posterior até o desvio do setor Llamacancha, contornará as plataformas das Praças Fundidas (Setor III-A) até chegar a Rocha Sagrada (lugar muito importante dentro do recinto). Continuará o percurso em direção sudeste pela parte posterior do Ushnu, chegando a um espaço aberto e ao recinto dos 12 vãos. A partir deste ponto há duas opções para continuar o circuito:

Continuar o percurso em direção sudeste pelos armazéns e a zona cerimonial até chegar ao conjunto de espelhos d’água.

Ou entrar na zona das Três Portas descendo em seguida pela escadaria, chegando ao conjunto de espelhos d’água com a opção de entrar no local.

A partir da porta principal de entrada do conjunto de espelhos d’água, o circuito continuará até o Templo do Condor para seguir em direção da escadaria das fontes onde o caminho toma a direção sul para continuar pela zona agrícola e armazéns e nos dirigirmos à saída de Machu Picchu, o final de nosso percurso.

O circuito nº2: com duração de 2h30 este circuito tem início a partir da separação do caminho de pedestre, o acesso tradicional a Machu Picchu (a 83,20m do controle principal). Temos as seguintes alternativas para este circuito:

Começar a descer cerca de 26,40m para chegar ao setor dos armazéns e continuar pelo caminho que atravessa o setor agrícola em direção ao poço seco e o setor urbano e, em seguida, pegar um desvio que leva ao lugar onde estão localizadas as fontes cerimoniais. A partir deste ponto vamos para o sul, entrando no conjunto do templo do Sol e depois na Casa do Inca para continuar subindo pelas escadarias das fontes até o Jardim Botânico. A partir deste ponto o percurso se unirá ao circuito Nº1.

O circuito nº3: com duração de 2h, começa no primeiro trecho do circuito 2 até chegar à Praça dos Templos, de onde começará a descer pelas escadarias do muro lateral norte do Jardim Botânico até chegar ao recinto de espelhos d’água e subir até o setor VIC para regressar ao mesmo caminho em direção ao Templo do Condor, repetindo a saída dos demais circuitos.

Este circuito possui um percurso peculiar e é recomendado para os visitantes que sofrem de alguma incapacidade. Pessoas de terceira idade requerem uma atenção diferenciada.

Todos os circuitos oferecem uma viagem pela história através de seus caminhos, arquitetura e paisagem que fazem de Machu Picchu merecedor de ser uma maravilha do mundo e as paisagens serão a melhor recordação que você levará.

Como havia dado minha opinião anteriormente, se me perguntarem qual o circuito que prefiro é melhor eu perguntar se você prefere fazer o mais curto ou o mais longo, assim você pode decidir o que mais lhe convém. Eu, particularmente, como amante da cultura Inca, optaria pelo circuito mais longo.

O QUE PRECISO SABER SOBRE A MONTANHA HUAYNA PICCHU

A Montanha Huayna Picchu ou “Montanha Jovem” localiza-se muito próximo a Machu Picchu e pode ser visitada antes ou depois de fazer o percurso da Llaqta de Machu Picchu. Para este circuito não é necessário um guia uma vez que todo o caminho é bem sinalizado. Encontra-se a uma altura de 2693m.s.n.m. e é considerado um dos caminhos mais inclinados e estreitos que desafiam a gravidade, porém a vista é inigualável. Um caminho que vai direto à montanha Huyana Picchu e outro que está no meio do caminho que segue até o Templo da Lua.

Devido à grande popularidade que Huyana Picchu vem recebendo nos últimos anos e a proximidade com a cidadela, hoje somente é permitida a visita de 400 pessoas por dia divididas nos horários previamente descritos.

O percurso total dura de 2h a 2h30 e o grau de dificuldade é médio devido à presença de cordas firmes para se segurar. Porém não recomendo para pessoas que tenham vertigem.

O QUE DEVO SABER SOBRE A MONTANHA MACHU PICCHU

Considerada a montanha sagrada possui uma distância maior do que Huayna Picchu e um percurso tranquilo. No topo podemos observar todo o vale e a cadeia de montanhas que abriga a cidadela. Durante os últimos anos esta atração vem sendo um grande destino e é mais visitada pelos turistas. Este circuito permite a visita de 800 pessoas por dia divididas nos horários detalhados previamente.

O percurso total dura de 3h a 3h30 e o grau de dificuldade é médio e não recomendamos para pessoas que sofrem de vertigem devido à altura e aos precipícios.

O QUE DEVO VISITAR SE COMPRAR UM INGRESSO PARA MACHU PICCHU?

Se você comprar o Ingresso de Entrada Somente a Machu Picchu, poderá visitar Machu Picchu, fazer a caminhada a Intipunku ou à Ponte Inca.

Se você comprar o Ingresso de Entrada a Machu Picchu com Montanha Machu Picchu poderá visitar Machu Picchu e caminhar até a montanha Machu Picchu, fazer a caminhada a Intipunku ou à Ponte Inca (se você tiver tempo para as duas últimas caminhadas).

Se comprar o Ingresso de Entrada a Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu poderá visitar Machu Picchu e caminhar até a montanha Huayna Picchu, visitar o Templo da Lua, fazer a caminhada a Intipunku ou à Ponte Inca (as duas últimas se você tiver tempo).

O QUE É INTI PUNKU E PONTE INCA?

Intipunku ou Porta do Sol: esta caminhada encontra-se ao sul da cidadela e inicia na Llaqta de Machu Picchu até chegar a Intipunku. Possui dificuldade moderada devido à subida. O mais importante dessa caminhada é que não há nenhum custo adicional e a entrada é feita com o ingresso a Machu Picchu. O percurso tem duração de aproximadamente 2h. É importante lembrar que o caminho é totalmente sinalizado com início na Casa do Guardião.

Ponte Inca: esta alternativa é uma opção livre. Situada a 15 minutos do santuário na parte superior do setor agrícola. Muitos são os enigmas de Machu Picchu e este lugar é um deles. Atualmente está fechado ao público devido aos riscos e altura. Possivelmente foi utilizado como defesa contra os invasores.

Por último é importante saber que para entrar em Machu Picchu existem normas de conduta que ajudam a manter a ordem e o equilíbrio dentro e fora da cidadela inca de Machu Picchu.

  • É proibido entrar em Machu Picchu com bebidas alcoólicas ou embriagado.
  • Sua mochila deve ter um tamanho regular e, se excedê-lo deverá ser deixada no armário antes de entrar.
  • Não é permitido causar tumulto ou atentar contra a integridade dos demais visitantes.
  • É proibido usa bastões de selfie durante o percurso devido a acidentes em zonas de alta inclinação.
  • É proibido o ingresso de animais, com exceção de cães guias.
  • Não fazer atos obscenos que afetem a integridade dos demais visitantes, caso contrário você será retirado da cidadela.
  • É proibida qualquer atividade com fins publicitários.
  • A limpeza é um ponto importante e é proibido jogar lixo em qualquer lugar da cidadela. Para isso existem os latões de lixo em vários locais do santuário.

Recomendamos informar-se bem sobre as disposições de Machu Picchu e saber que o não cumprimento das regras determinará a expulsão do visitante. Os guarda parque são os responsáveis por fazer cumprir tais disposições. Não permita que nenhum fator afete seu passeio dentro da cidadela e é tarefa de todos cuidar e conservar. Desfrute de sua viagem e evite qualquer tipo de inconveniente.

Compartilhar

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Visite-nos nas nossas redes sociais

Visite-nos nas nossas redes sociais

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Close

Veja as novas regras para visitar Machu Picchu – janeiro 2019

Preencha os campos abaixo para que nossa equipe possa entrar em contato com mais informações. Os campos com * são obrigatórios.

* Data de início do tour


Faça sua cotação via Whatsapp:
+51-959148222