O Vale Sagrado dos Incas

O Vale Sagrado é um dos destinos imperdíveis que você precisa conhecer quando for a Cusco. Este vale é composto por numerosos rios que atravessam desfiladeiros, vales, contendo numerosos sítios arqueológicos e diversas cidades indígenas. O Vale Sagrado dos Incas foi muito apreciado por este povo devido às suas qualidades geográficas e climáticas especiais. Foi um dos principais locais de produção agrícola na época inca onde era produzido o melhor grão de milho do Peru.

Localização

O Vale Sagrado dos Incas está localizado a 2700 metros acima do nível do mar e se estende ao longo do rio Vilcanota. Fazem parte do vale os distritos de Pisac e Ollantaytambo, lugares de paisagens maravilhosas, onde seus habitantes ainda mantém muitos costumes e ritos ancestrais. Os povoados do Vale Sagrado dos Incas possuem uma fusão de estilo arquitetônico Inca e Espanhol. A riqueza do seu povo, seu folclore, seu estilo de vida e as suas roupas, tornam um local de memórias inesquecíveis.

Características

O Vale Sagrado é caracterizado por condições muito especiais, um excelente clima, terras férteis e as águas do rio sagrado dos incas, o Vilcanota. Na cidadezinha de Urubamba o rio passa a ter este mesmo nome.

Tempo

Entre os meses de abril a outubro a temperatura cai consideravelmente à noite, no entanto, nas primeiras horas da manhã ela sobe gradualmente até após o meio dia.

Vias de acesso

Terrestre: existem três maneiras de entrar no Vale Sagrado dos Incas:

  • Cusco – Pisac 35 km / 30 min.
  • Cusco – Urubamba 53 km /1.15min.
  • Cusco – San Salvador 43 km / 45 min.

Ferrovia: O Vale Sagrado tem uma rede ferroviária que liga a cidade de Cusco ao Vale Sagrado dos Incas e à cidade de Águas Calientes.

Povoados do Vale Sagrado – altitude:

  • Pisac: 2980msnm
  • Calca: 2929msnm
  • Urubamba: 2870msnm
  • Ollantaytambo: 2850msnm

Pisac

Belo povoado localizado aos pés da colina de Intihuatana. Possui o melhor sistema de plataformas andino feito pelos Incas em suas encostas. Perto do centro encontra-se o Parque Arqueológico de Pisac com sítios arqueológicos incas, construções eregidas sobre pedras polidas, fortalezas, torres, observatórios astronômicos, etc. Em destaque o maior cemitério inca das Américas.

Calca

Povoado de lindas paisagens andinas com uma atmosfera de paz e tranquilidade e lindos nevados conhecidos como Pitusia e Sahuasiray. Próximo ao povoado localizam-se os banhos medicinais de Machacancha (águas termais sulfurosas) e Minasmoqo (águas frias gasosas). Perto de Calca situa-se o complexo arqueológico Inca de Huchuy Qosqo.

Urubamba

Antigo vilarejo inca localizado no vale,dono de uma grande beleza com grande produção de frutas e o melhor grão de milho do Peru. Localizado aos pés do majestoso nevado de Chicón, aonde se pode chegar e alcançar facilmente seu topo.

Urubamba é também chamada de “Capital Arqueológica do Peru”, devido à existência de ricos sítios arqueológicos incas. É também denominada “Pérola do Vilcanota” pelas paisagens incomparáveis que a rodeiam, cenas naturais de uma beleza incomparável com outros locais no mundo.

Ollantaytambo

Sua fundação é atribuída a Ollantay, guerreiro de origem plebéia Inca que amava a princesa Cusi Coyllory, filha do rei Inca Pachacutec, o qual se opunha a este amor.

Nesta fortaleza, Ollantay se rebelou contra Pachacutec, e depois de sangrentas batalhas, foi derrotado, mas a generosidade de Pachacutec poupou a vida de Ollantay. A fortaleza militar, estrategicamente localizada entre duas montanhas para proteger esta área do vale, continua erigida no mesmo local. Atualmente você pode conhecer esta fortaleza bem como apreciar ricos sítios arqueológicos incas formados pelo templo de Inti (deus do sol), Incamisana, os banhos de Ñustas (princesas), Chullpas de Cachiccata, grupos de íngremes terraços escalonados simetricamente ao lado de uma colina.

Está planejando viajar? Aproveite as ofertas!


Trilha Choquequirao

Trilha Choquequirao 5d/4n

A partir de USD 515
Maras Moray

Maras Moray e Salineiras Bike 1d

A partir de USD 100

VEJA TODAS AS OFERTAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *