CONSULTORA DE VIAGENS / Ana Paula +51-959148222

E-MAIL/ atendimento@perugrandtravel.com

Lago Titicaca

Um dos lugares mais bonitos e misteriosos da América é considerado um dos lagos mais altos do mundo. Suas águas banham e conservam um povo predominantemente indígena que guarda as tradições do Império Inca. Diz-se também que em suas águas foi construída uma cidade perdida por um povo que antecedeu os incas.

Localização

O Lago Titicaca está localizado no extremo norte da bacia hidrográfica do planalto, na fronteira dos Andes peruanos com a Bolívia. A parte oeste do lago encontra-se do lado peruano, na região de Puno e a leste, no departamento boliviano de La Paz.

Clima

Devido à sua localização entre Puno e La Paz, cidades muito altas, o clima do lago Titicaca é frio com variação de temperatura entre o dia e a noite. Durante o dia chega à 25ºC e as noites são frias. Os ventos sobre o lago acarretam uma temperatura média de 10ºC.

Altitude

  • Lago Titicaca 3.800 m.

Como chegar ao Lago Titicaca

Para chegar ao Lago Titicaca pelo Peru primeiro você deve ir à cidade de Puno onde há diferentes meio de transporte: trem, avião, ônibus que podem partir de várias cidades do Peru.

A Puno de avião:

A cidade conta com um único aeroporto localizado na província de San Román, distrito de Juliaca. Este aeroporto recebe voos de Lima, Arequipa e Cusco.

  • Partindo de Lima: LAN e Avianca são as duas companhias aéreas que oferecem voos diretos a Juliaca saindo diariamente de Lima, com duração de cerca de 1h40, em diferentes horários.
  • Com saída de Arequipa, a LAN é a única empresa que com voos para Juliaca, fazendo uma escala em Lima ou Cusco. Não há voos diretos. A duração da viagem depende do local da escala.
  • Para voos que saem de Cusco e Arequipa, a LAN é a única empresa que possui um voo diário para Juliaca com duração de 50minutos.

A Puno de ônibus:

Há duas rotas distintas, sendo quatro no total. Uma partindo de Lima, Cusco e duas que saem de Arequipa. Uma delas sai do povoado de Chivay, Cânion de Colca. Todos os ônibus chegam na mesma província de Puno.

  • Partindo de Lima há muitas empresas que fazem este transporte até Puno. Umas das mais conhecidas é a Cruz del Sur. A viagem se divide em duas etapas, de Lima a Arequipa com 16h e de Arequipa a Puno, com 5h30.
  • Saindo de Arequipa, há diferentes empresas de transporte que oferecem este serviço. Cruz del Sur viaja de Arequipa e Puno em 5h30 aproximadamente.
  • Saindo de Cusco há dois tipos de ônibus, o da empresa Cruz del Sur e você também pode pegar um ônibus turístico.

A Puno de trem:

O trem de Cusco para Puno é provavelmente a melhor opção para desfrutar das lindas paisagens pelo caminho. O trem Andean Explorer da empresa PeruRail é o único que oferece este serviço e as saídas são programadas conforme a disponibilidade.

Melhor época para visitar o Lago Titicaca

Os melhores meses para visitar o Lago Titicaca são de abril a dezembro. O sol é forte durante o dia e as noites, frias. Vale mencionar que o mês de fevereiro é um bom momento para se visitar Puno devido às festividades nesta cidade como a “Festa da Virgem da Candelária”.

Principais atrações

O lugar onde nasceu a civilização inca conserva uma história e um estilo de vida próprios. Visitar o lago navegável mais alto do mundo e realizar um tour pelas ilhas ou cruzá-lo até o lado boliviano é sem dúvida uma experiência inesquecível. A seguir passaremos algumas atrações que você encontrará quando navegar pelo Lago Titicaca.

Ilha Flutuante de Taquile
Os habitantes da Ilha de Taquile, no Lago Titicaca são de origem quíchua e se caracterizam pelas tradições e costumes enraizados e por coloridas vestimentas. Dedicam-se à pesca, agricultura e produção têxtil. As paisagens e a forma de vida de seus habitantes causam um efeito impressionante. Suas belas roupas especiais é um produto de sua arte têxtil, tão antiga como sua história. Esta arte foi declarada Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Dentro de seus rituais e costumes, os habitantes oferecem acomodação em suas casas e alimentação aos visitantes. Você poderá pernoitar se quiser passar mais um dia compartilhando momentos inesquecíveis com este povo e suas atividades.
Ilhas Flutuantes de Uros
Os Uros são conhecidos por suas ilhas artificiais que flutuam no Titicaca. Feitas de totora, planta aquática que abunda no lago, são habitadas pelos antigos descendentes dos Aymaras, herdeiros de uma civilização pré-colombiana. Estas ilhas são um verdadeiro espetáculo por si mesmas e uma visita obrigatória se você está em Puno.
Ilha Flutuante de Amantani
Esta ilha dedica-se basicamente à agricultura e mantém os costumes ancestrais de seus habitantes, os Amantani. A forma de vida e as paisagens farão de sua visita um momento apaixonante. Assim como em Taquile, os habitantes têm como costume oferecer suas casas e alimentos aos visitantes que desejam pernoitar para compartilhar as atividades da comunidade nativa. Entre seus atrativos naturais destacam-se os mirantes na parte mais alta da ilha, de onde se pode apreciar o lago em toda sua extensão, assim como alguns restos pré-hispânicos, centros cerimoniais e um cemitério de múmias.
Chullpa de Sillustani
Os Collas, um grupo que foi conquistado pelos incas no século XV, provavelmente construiu as tumbas de Sillustani. Possuem uma forma menor em sua parte baixa e maior na parte alta e é incerto se isto tem um propósito prático ou era uma maneira de mostrar suas habilidades em alvenaria. Os Chullpas provavelmente hospedaram os membros da elite das culturas Collas e Inca. Assim, acredita-se que as estruturas mantinham grupos inteiros de famílias com cadáveres enterrados em posição fetal para permitir mais espaço em seu interior.

Recomendações de viagem

  • O mal de altura quando você visita o lago e suas cidades pode ser um grande incômodo. Esta síndrome é ocasionada pela falta de adaptação do organismo à altura devido à escassez de oxigênio. É melhor descansar nos primeiros dias, comer comida leve e manter-se hidratado. É um mal sazonal.
  • A radiação solar em Puno é uma das mais fortes do planeta. Não é brincadeira e você deve se proteger com protetor solar forte o tempo todo, usar óculos de sol e chapéu, mesmo com o tempo nublado.
  • Tenha sempre 02 cópias de seus documentos mais importantes, como passaporte, passagens de avião e visto.
  • Vigie sua mochila, máquina fotográfica e carteira o tempo todo. Tenha sempre a mão dinheiro trocado e moedas, sempre necessário na cidade.
  • É sempre recomendável levar sacos de dormir para minimizar o frio à noite.