CONSULTORA DE VIAGENS / Luiza Hubener /

E-MAIL/ atendimento@perugrandtravel.com

As Linhas de Nazca

As Linhas de Nazca são antigos geóglifos localizados nos pampas de Jumana, no deserto de Nazca. Compostas por várias centenas de figuras, abrangem desenhos tão simples como complexos que foram traçados na superfície. O comprimento destas impressionantes figuras estende-se desde 50m a 300m. O mistério destes geóglifos está em parecer terem sido feitos do solo por serem figuras estilizadas e feitas com um só traçado. A UNESCO, em 1994, as considerou Patrimônio Cultural da Humanidade.

Localização

Situadas nos Pampas de Jumana, região Ica, Nazca está localizada a 500km ao sul de Lima.

Clima

O clima de Nazca é quente, seco e ensolarado durante o ano todo, com temperaturas médias em torno de 23ºC, ultrapassando os 30ºC de janeiro a março. Devido ao calor durante todo o ano, a cidade de Nazca é conhecida como a cidade do eterno verão.

Altitude

  • Nazca –  588 msnm

Como chegar

A forma tradicional de se chegar a Nazca é por ônibus a partir das cidades de Lima, Ica, Paracas, Cusco e Arequipa. Há voos alugados de Lima associados aos de sobrevoo das Linhas de Nazca e Palpa. O aeroporto de Nazca possui tráfego aéreo regular.

Distâncias à cidade de Nazca:

  • De Lima: 460 Km.
  • De Paracas:205 Km.
  • De Ica: 150 Km
  • De Arequipa: 566 Km.
  • De Cusco: 662 Km.

Viaje a Nazca por terra

A forma tradicional de chegar a Nazca é por ônibus. Situada no KM 460 da Panamericana Sul, é um centro de conexão de rodovias. Ônibus saem das cidades de Lima, Ica, Paracas, Cusco e Arequipa. Cidades com as quais possui serviço de transporte interprovincial regular de ônibus.

Voos a Nazca

O aeroporto María Reiche Heuman está localizado a 2,5km do centro da cidade de Nazca. Não possui tráfego aéreo regular. O aeroporto é utilizado por empresas de avionetas que realizam sobrevoos pelas Linhas de Nazca, Palpa e voos alugados.

Sobrevoe as Linhas de Nazca e Linhas de Palpa

A melhor forma de observar toda a magnitude das Linhas de Nazca e Palpa é sobrevoando estas grandes extensões em avionetas com janelas panorâmicas e áudio guias. É recomendável reservar o tour de avião com antecedência devido à sua demanda.

Melhor época

A região pode ser visitada durante todo o ano, porém, a melhor época para sobrevoar as Linhas de Nazca é entre os meses de outubro a março quando o clima é mais quente e o céu está mais claro e não venta muito.

Principais atrações

Linhas de Nazca
Considerado um dos maiores enigmas arqueológicos do mundo, é um lugar único, repleto de mistério. Estes traçados maravilhosos de imensas figuras e linhas de espetacular perfeição foram criados pelos Nazcas, uma cultura pré-colombiana. Sobre elas foram estabelecidas várias teorias científicas. Descobertas em 1927, foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1994. Para conhecer as Linhas de Nazca em toda sua magnitude é necessário observá-las de cima, em sobrevoos com avionetas.
Paredões Incas
O centro administrativo Inca encontra-se a 2km de Nazca. Os paredões que originalmente se chamavam Caxamarca foram construídos possivelmente no período de expansão do Inca Pachacuteq. Alguns estudos acreditam que este centro inca não era administrativo e não se descarta a hipótese que tenha sido uma espécie de retiro particular de um dos governantes do império. Outras hipóteses apontam que os paredões funcionaram como uma cadeia ou também uma fortaleza.
Aquedutos
São considerados os canais mais conservados do território peruano, representados por conjuntos arqueológicos distribuídos em seu território, sendo uma das maiores atrações do Peru. Estes canais foram construídos há vários séculos pelos Nazca com a intenção de fornecer água à população. O sistema dos Aquedutos de Cantayoc, criado para irrigar suas terras e plantações, apresenta filtrações que percorrem um circuito subterrâneo.
Centro Cerimonial Cahuachi
Localizada a 28km de Nazca, Cahuachi, signfinica lugar onde vivem os videntes, é uma cidadela construída em adobe onde se sobressaem pirâmides cerimoniais, como a Grande Pirâmide de 28m de altura e 100 de largura. O grande templo, o templo escalonado e os montículos estão localizados em um terreno inclinado em frente às linhas de Nazca, rodeados por uma grande muralha. Foi o centro ritual mais importante da cultura Nazca que se desenvolveu por volta do ano 400d.C.

Recomendações de viagem

  • Lembrar que as Linhas de Nazca estão no meio do deserto e, por isso, é necessário levar uma boa provisão de água.
  • Usar óculos de sol e levar protetor solar para evitar insolação ou um golpe de calor que o faça passar mal.
  • Informar-se sobre as excursões das linhas. Apesar de ser possível vê-las do mirante o mais recomendável é contratar uma empresa aérea para fazer um sobrevoo pelo lugar. Os aviões são pequenos, com capacidade para 4 a 5 pessoas e levantam voo constantemente.
  • O valor do sobrevoo custa de USD100 a USD150 aproximadamente. Se você viaja sozinho é bom juntar-se a um grupo para completar os lugares no voo e assim poder pedir um desconto.
  • O melhor horário para realizar os voos é pela manhã uma vez que ao meio-dia o calor é muito forte e se formam poços de ar, tornando o voo instável. É aconselhável comer algo antes do voo para evitar enjoo.