Informações sobre Machu Picchu
Localização
Altitude
Clima
Melhor época para viajar
Como chegar a Machu Picchu
Uma das alternativas mais frequentes para chegar a Machu Picchu é a Trilha Inca. Realizar esta caminhada é poder visitar diversos centros arqueológicos e apreciar a beleza de suas paisagens. Esta rota é a favorita de muitos turistas. Em média, anualmente, 15 mil pessoas fazem deste seu caminho para chegar a Machu Picchu. Como há uma grande demanda os ingressos são limitados a 500 pessoas por dia, por isso, se você está disposto a realizar este caminho, precisa fazer sua reserva com grande antecedência.
A forma mais tradicional é viajar de trem de Poroy e/ ou Ollantaytambo a Águas Calientes. Existem serviços regulares em diversos horários, diariamente. O primeiro trecho começa em Cusco. Ao entrar no Vale Sagrado ele segue paralelo ao rio Urubamba com lindas paisagens.
O que fazer em Machu Picchu
Plataformas são estruturas representativas do império inca, tendo sido um avanço significativo para a agricultura praticada por este povo com a qual chegaram a gerar micro-climas em níveis distintos das encostas das montanhas onde foram construídas. Provavelmente a cidadela era auto-suficiente.
É um dos mais atraentes e surpreendentes em Machu Picchu. Os incas o acomodaram em uma formação rochosa natural talhada em forma de asas junto a outra pedra esculpida como uma cabeça e pescoço de um condor. Esta construção é uma representação em três dimensões da ave sagrada dos incas, símbolo do poder.
No setor residencial de Machu Picchu pode-se observar dois recintos. O Palácio Real, a maior edificação, foi construído com uma fina alvenaria, possuindo um lugar especial. A Acllahusi era possivelmente o lugar onde habitavam as virgens dedicadas à religiosidade, detalhadamente construído com vários blocos.
É uma montanha sobre a qual está localizada a cidadela. Ao caminhar por ela você poderá observar paisagens sem igual de todo o santuário, uma vez que, de seu cume, pode-se ver a cidade inca e seu entorno de uma maneira única.
Estrutura com uma torre semi-circular, situada no setor religioso. Dentro do templo encontra-se um altar cerimonial esculpido na rocha. Em suas paredes há janelas de onde se pode observar precisamente o nascer do sol nos solstícios de verão e inverno.
Neste lugar há duas estruturas sobressalentes. O Templo Principal, um recinto com três paredes de finos blocos esculpidos. Acredita-se que foi o templo mais importante da cidade. O Templo das Três Janelas, uma bela estrutura de pedra com três muros construídos e montados com grande maestria. Destacam-se três belas janelas em formato trapezoidal ali situadas por motivos mágico-religiosos.
Lugar mais conhecido de Machu Picchu e o mais enigmático. Trata-se de um relógio de sol esculpido em uma só peça que projeta sombras em suas diferentes faces em relação à posição do sol e às diferentes estações do ano.
A montanha é um dos lugares mais atrativos e populares de Machu Picchu. É de lá que são tiradas as fotos clássicas. Subir esta montanha é uma incrível aventura. Quando ela é vista de baixo, devido à sua inclinação, pode-se sentir uma grande vertigem, porém ao chegar ao topo é o momento mais inesquecível, porém não é o único, uma vez que nesta montanha encontra-se o Templo da Lua.
Recomendações para sua viagem a Machu Picchu
- O clima é um fator importante uma vez que nesta região o tempo é instável. De maio a outubro é a temporada seca quando recomendamos usar roupas leves e um casaco impermeável leve em caso de chuva. De novembro a abril tem-se a época de chuvas quando o melhor é levar roupas impermeáveis.
- Deixe sua bagagem no hotel em Cusco porque não será necessário levar tudo para Águas Calientes, além disso, o trem permite somente 5kg por mala, por pessoa (para 1 noite de estadia será suficiente levar uma mochila leve).
- É importante levar somente o necessário em uma mochila. Machu Picchu é um lugar para caminhar, sendo melhor não levar muito peso. Um casaco leve, repelente, protetor solar e lanches e o mais recomendável.
- Um detalhe muito importante é o descanso. Ao chegar a Cusco, é recomendável descansar ao menos nos primeiros 2 dias para que seu corpo se acostume à altitude e assim evitar náuseas e mal-estar. Tome bastante água e evite comidas pesadas.
- Levar sempre o documento com o qual você fez a reserva e/ ou comprou seu ingresso a Machu Picchu, seja passaporte ou RG. Sem eles você não poderá entrar em nenhuma atração turística, principalmente Machu Picchu.