Informações sobre o Vale Sagrado
Localização
Altitude
Clima
Melhor época para viajar
Como chegar ao Vale Sagrado
Saem diariamente de Cusco para todas as cidades do vale. Há ônibus que partem a cada 15 minutos rumo a Ollantaytambo. As passagens custam cerca de S/5 a S/8 e são a forma mais barata de se viajar pelo vale.
Carros pequenos ou mini vans saem de Cusco quando lotam. O serviço pode custar entre S/12 e S/15 por pessoa. Partem de vários pontos da cidade de Cusco, como na rua Pavitos e na praça principal de Ollantaytambo (no retorno).
Maneira mais popular de passear pelo Vale Sagrado. Um tour organizado começa em Cusco, com paradas no mercado de Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero, no retorno a Cusco. Além do tour as agências podem adquirir seus ingressos. Encarregam-se de organizar um itinerário, garantindo guias e motoristas confiáveis.
Explorar o Vale Sagrado com um tour privado proporciona uma maior flexibilidade de horários e itinerários. Você pode decidir os lugares que deseja parar por mais tempo, como o mercado de Pisac ou algum outro local que lhe chamar a atenção.
O que fazer no Vale Sagrado
Situada a 30km da cidade de Cusco, é a entrada do famoso Vale Sagrado onde os incas construíram sobre a montanha uma magnífica cidadela composta de terraços agrícolas. Construída no século XV por ordem do inca Pachacuteq para proteger a entrada de possíveis invasores.
Localizada a 60km ao norte da cidade de Cusco, esta impressionante construção inca data do século XV, durante o reinado do inca Pachacuteq. Mostra um incrível desenho arquitetônico em suas construções, como o templo do Sol, feito de blocos de pedras gigantes.
Situada a 67km de Cusco, é um formidável complexo arqueológico com terraços circulares concêntricos construídos na forma de um gigantesco anfiteatro. Estes terraços formaram um grande laboratório agrícola onde os incas experimentaram e obtiveram melhorias na produção agrícola.
Situadas a noroeste do povoado de Maras, formada por 3.000 poços pequenos de uns 5m2 cada, durante a época de seca são preenchidas com água salgada proveniente de uma fonte natural subterrânea situada na parte superior dos poços.
Localizado a 28km de Cusco, guarda os restos de uma fazenda real de Túpa Inca Yupanqui. Encontra-se também o templo colonial erigido sobre a base de uma construção inca. Sua maior atração é o mercado de artesanatos e vestuário têxtil.
Recomendações de viagem ao Vale Sagrado
- Alimente-se saudável e tradicionalmente: Uma das melhores experiências no Vale Sagrado é a gastronomia com ótimas opções no povoado de Urubamba. Por ser um local conhecido pode-se encontrar quase todos os pratos típicos do país e muito bem preparados.
- Mal de altitude: Uma síndrome ocasionada pela falta de adaptação do organismo à altitude devido á escassez de oxigênio. Nos primeiros dias é necessário que você descanse não realizando esforço físico, coma comida leve, tome o famoso chá de folha de coca e mantenha-se hidratado o tempo todo.
- Levar sapatos de trekking anti-deslizantes: Em Pisac e Ollantaytambo há muitas subidas em escadas de pedra que podem ser escorregadias, sobretudo na época das chuvas.
- Leve sua máquina fotográfica, boné, protetor solar, repelente para mosquitos, um casaco impermeável em caso de chuva e uma garrafa de água.