CONSULTORA DE VIAGENS / Luiza Hubener /

E-MAIL/ atendimento@perugrandtravel.com

Peru Grand Travel / Dicas de Viagem  / Trilha Inca VS Caminhadas Alternativas, que rota tomar?
Trilha Inca VS Caminhadas Alternativas

Trilha Inca VS Caminhadas Alternativas, que rota tomar?

Uma das perguntas mais frequentes feitas pelos viajantes que desejam conhecer Machu Picchu através de uma caminhada é saber quais são as diferenças entre a Trilha Inca e as Rotas Alternativas para Machu Picchu. Por essa razão a Peru Grand Travel preparou este artigo onde esclareceremos algumas dúvidas a respeito deste tema e onde também passaremos informação de cada trekking. Você está convidado a ler este artigo caso queira conhecer Machu Picchu.

Trilha Inca

A Trilha Inca é umas das excursões mais conhecidas do mundo e a caminhada mais popular para se chegar à cidadela de Machu Picchu. A melhor rota para os amantes de aventura. O trajeto habitual leva 4 dias e 3 noites. Existem variantes deste mesmo caminho com uma duração de 2 dias e 1 noite. A maior parte do trajeto é feita a uma altitude média de 2000msnm e o destino é chegar a Intipunku, a porta de entrada original de Machu Picchu.

O que faz da Trilha Inca tão especial?

  • É um dos trekkings mais famosas do mundo.
  • Rota que chega diretamente a Machu Picchu.
  • Oferece uma entrada mágica ao amanhecer, pela Porta do Sol. Com uma vista impressionante, sendo, às vezes dificultada pela névoa da manhã.
  • Visita a sítios arqueológicos espetaculares todos os dias do caminho.
  • Paisagens exuberantes, desde imponentes montanhas cobertas de neve, com uma descida até uma maravilhosa e densa floresta nublada.
  • Boas instalações e serviços nos acampamentos.

O que não é tão bom na Trilha Inca?

  • Somente 500 pessoas ingressam por dia (incluindo turistas e pessoal de apoio).
  • A reserva dos ingressos deve ser feita com ao menos, 4 meses de antecedência, sobretudo se você viajar na alta temporada (maio a setembro). Não é permitida mudança de datas.
  • Se alguém cancela a reserva, este espaço não é utilizado posteriormente. Não há lista de espera.

Veja também: Melhor época do ano para fazer a Trilha Inca

Caminhadas Alternativas

As rotas alternativas foram criadas com o propósito de oferecer diferentes opções de viagem ao turista para chegar a Machu Picchu, assim como para descongestionar a rota clássica a Machu Picchu, a Trilha Inca, uma vez que este somente recebe 500 pessoas por dia.

A seguir passaremos as rotas alternativas mais solicitadas pelos turistas para se chegar a Machu Picchu:

Trilha Salkantay

Esta caminhada por Salkantay vem ganhando popularidade à medida que mais viajantes a realizam. Figura entre as 25 melhores caminhadas do mundo e a principal alternativa ao Caminho Inca. O trajeto é feito entre as montanhas cobertas de neve, floresta de planície e as ruínas de Llactapata. Esta caminhada oferece uma mescla ideal de turismo vivencial com natureza e caminhadas com um ponto final impressionante. Com uma menor quantidade de visitantes que a Trilha Inca, permitirá que você desfrute da beleza natural dos Andes.

Trilha Inca Jungle

Esta nova rota Trilha Inca Jungle até Machu Picchu também é considerada como uma rota alternativa. Neste trajeto você poderá desfrutar de diferentes atividades como caminhada, ciclismo, rafting e também poderá estar em contato com a natureza típica da floresta peruana. É uma rota recentemente descoberta e pertence ao caminho real dos incas.

Trilha Lares

A Trilha Lares outra alternativa ao Caminho Inca. A experiência é diferente das outras rotas a Machu Picchu com turismo vivencial pleno com visitas a comunidades andinas, rodeadas de imponentes montanhas, lagos e vales. Esta fabulosa viagem possui uma visão real da vida das pessoas desta região, suas tradições ancestrais, sua forma de vida e sua cultura. A rota inicia no povoado de Lares e termina em Yanahura. No último dia do passeio pegaremos um ônibus para Ollantaytambo e um trem para Águas Calientes.

Veja também: Dicas para reservar a Trilha Inca

Trilha Huchuy Qosqo

A Trilha Huchuy Qosqo não é muito realizado por turistas, porém é muito interessante, pois combina o melhor das paisagens naturais com caminhos de pedras ancestrais e comunidades étnicas. Além disso, possui uma visita guiada a Huchuy Qosqo. Aqui você pode afastar-se das rotas clássicas de multidões e é perfeita para os visitantes que buscam uma rota mais fácil.

Dificuldade das caminhadas

Todas estas rotas estão diretamente relacionadas. Se você não está em boas condições físicas, poderá será mais difícil do que o normal realizá-las. A caminhada que você escolher dependerá do que você considera difícil uma vez que você deverá ser realista em relação ao seu estado de saúde.

Qual é a melhor Caminhada Alternativa?

Salkantay tornou-se a caminhada alternativa mais popular entre os viajantes que não encontraram disponibilidade para a Trilha Inca.

Vantagens das caminhadas alternativas

  • Em algumas das caminhadas seu grupo pode ser o único a sair no dia.
  • A falta de sítios arqueológicos é compensada com a interação cultural com os moradores locais e seus costumes (turismo vivencial).

Desvantagens das caminhadas alternativas

  • Ninguém ingressa diretamente a Machu Picchu.
  • Não são tão conhecidos, o que pode gerar dúvidas.
  • Não há sítios arqueológicos espetaculares, como os da Trilha Inca.

Sem Comentários

Deixe um comentário