Puno

Puno localiza-se às margens do lago Titicaca. Uma cidade mágica de muitos contrastes, costumes, numerosas tradições e festas multicolores. Além disso, é uma das cidades mais altas no Peru e a quinta no mundo. Fundada em 4 de novembro de 1668 pelo vice-rei Pedro Antonio Fernández de Castro, possui comunidades indígenas que habitam seus arredores e do lago, mantendo seus costumes e tradições neste importante destino turístico do Peru.

Localização e clima

Situada ao sul do país, limita-se ao norte com Madre de Dios, a leste com a Bolívia e o lago Titicaca, a sul com Tacna, a sudoeste com Moquegua e a oeste com Arequipa e Cusco, com 72.000km2. É a quarta região mais extensa depois de Loreto e Ucayali.

O clima da cidade de Puno é frio e moderadamente chuvosa. A média anual de temperatura é entre 2.7°C e 14,4°C. Antes de visitar Puno é indispensável saber em que época do ano ir. Geralmente durante o ano o clima é frio e semi-seco.

Como chegar e Melhor época para viajar

Puno possui diferentes meios de transporte. Via aérea a partir de Lima, Cusco e Arequipa, por terra saindo de Lima e todas as cidades do sul do Peru e de trem a partir de Cusco.

  • Via Aérea: O aeroporto internacional Inca Manco Cápac (código do aeroporto JUL), da cidade de Juliaca, situado a 44km ao norte da cidade de Puno, se encarrega do transporte aéreo, recebendo voos diários de Lima e Cusco. É um aeroporto pequeno com instalações confortáveis, restaurantes e cafés.
  • Via Terrestre: Partindo de Lima, a viagem dura 17 horas com uma parada em Arequipa. Puno encontra-se aproximadamente a 1.300km a sudeste da cidade de Lima. Por via terrestre se comunica com Arequipa, Moquegua e Cusco.
  • Vía Férrea: O caminho de trem entre as cidades de Cusco e Puno foi considerado a segunda rota mais bonita do mundo devido à beleza de suas paisagens. Metade da viagem é dominada pela Cordilheira dos Andes, continuando por surpreendentes vales do rio Huatanay. A viagem é interrompida para desfrutar da paisagem em La Raya, o ponto mais alto da rota.

O mês ideal para se visitar a região de Puno é o mês de fevereiro devido ao clima e à festa da Virgem da Candelária, com todo o seu colorido, encanto e alegria, deixando a altitude e o frio de lado.

Puno

Principais atrações turísticas

Puno é considerada a Capital Folclórica do Peru e da América. Possui também distintas atrações para se admirar. A seguir suas principais atrações:
A cidade de Puno

Uma cidade que você deve visitar, destacando-se a catedral construída com pedras antigas, centros cerimoniais de culturas antigas e dos Incas. Abriga várias telas de pintores reconhecidos das escolas cusquenhas e italiana.

Lago Titicaca

Sem dúvida a maior atração natural, o lago Titicaca ocupa uma grande parte de Puno e da Bolívia. É o lago mais alto do mundo com 3812 msnm, o qual abriga várias ilhas flutuantes habitadas por comunidades que até hoje preservam seus costumes.

A ilha de Uros

Caminhar sobre uma ilha flutuante feita de totora, planta nativa, é viver uma grande experiência uma vez que toda a ilha, incluindo as casas dos moradores são feitas de totora. Ao se visitar estas ilhas por conta própria, alugando uma lancha a partir do porto ou contratar um tour com uma agência as quais oferecem visitar de 3 dias ou mais para conhecer suas tradições.

Chucuito

Situado a 18km da cidade de Puno, desvia-se da rota até Desaguadero, um pequeno povoado que vale a pena visitar. O destaque se dá para a igreja de Assunção a qual está catalogada como uma das construções mais bonitas da colônia. Outro lugar a se visitar é Inca Uyo, um recinto inca no qual encontramos peças líticas em forma de cogumelos ou falos e, segundo os guias está relacionado a um local de culto à virilidade e fertilidade.

As Chullpas de Sillustani

Localizada a aproximadamente 33km de Puno, na rota Puno/ Cusco, é um bom destino para se visitar. Conta com uma grande quantidade de Chullpas, construções onde os Qollas, nativos da região, enterravam seus mortos. Os cadáveres eram cobertos com prata ou unguentos para ajudar na conservação.

Puno
Puno

Datas especiais

  • 3 de janeiro – Festa do doce nome de Jesus
  • 2-11 de fevereiro – Festa da Virgem da Candelária
  • Fevereiro – Carnaval
  • Março (móvel) – Toda a região – Semana Santa
  • 2-4 de maio – Festa das Alasitas
  • 24 de junho – Festa de San Juan
  • 6 de agosto – Festa da Virgem de Assunção
  • 8 de setembro – Festa da Virgem da Natividade
  • 1º de novembro – Festa de todos os Santos
  • 4 de novembro – Aniversário da fundação de Puno

Pratos típicos

A cozinha de Puno trabalha com ingredientes comuns a outras províncias andinas, chuño, batatas, queijo, carne de ovelha ou porco.

  • Pescado de quinoa: O pescado de quinoa é um prato típico de Puno, cujo ingrediente principal é a quinoa, produto que já conquistou todas as classes sociais.
  • O Chairo: É um dos pratos mais importantes da gastronomia da região de Puno. Uma sopa substanciosa a base de chuño, mote, batata e carne de cordeiro. Ajuda a repor as energias.
    Queijo cauche: prato típico da região de Puno. Delicioso à base de queijo fresco, leite, favas, galho de huacatay, vem conquistando os paladares de todas as classes sociais.
  • Huatia: Buffet que se pratica desde os tempos ancestrais com a permissão da Pachamama ou Mãe Terra. Feito de batatas cozidas em montes de terra Champa ou pedra previamente esquentada com lenha. Acompanhado com queijo ch´aku (Ocopa andina), guisado ou assado de carne.
  • Thimpo de Carachi: Prato típico desta zona, delicioso e energético preparado a base de Carachi, peixe típico do Lago de Titicaca medindo de 10 a 15cm. Contém alto teor de fósforo e está ao alcance de todos degustá-lo.

Dê uma olhada nesses
Pacotes de Viagem

From USD670 USD659
Neste pacote você terá a oportunidade, de conhecer Lima, a capital do Peru, a grande metrópole, uma das maiores cidades da América do Sul, que conserva os três períodos históricos: pré-colombiano, colonial e moderno, e que tem os restaurantes mais famosos da América Latina. Seguindo para Cusco, conhecida como a capital do Império Inca, faremos um tour arqueológico, em que poderão conhecer as espetaculares ruínas que estão próximos a cidade, e também contemplar a riqueza de detalhes da arquitetura colonial espanhola das igrejas e templos. Depois, passaremos por maras – Moray & Salineiras, lugares cuja principal atividade é a agricultura, e a extração de sal. Dando continuidade ao roteiro, passaremos pelos famosos sítios arqueológicos do Vale Sagrado, e conheceremos os mercados artesanais e as técnicas utilizadas pelo artesão locais. À noite, seguiremos para Águas Calientes, porque no próximo dia, iremos visitar o Patrimônio da Humanidade, Machu Picchu, e lá se encantarão e farão uma imersão na cultura, história, e mistério, deste lugar mágico e surpreendente. Após a visita ao Santuário de Machu Picchu, retornaremos a Cusco, e levaremos na memória imagens marcantes de tudo que vivemos nestes dias maravilhosos. Finalizaremos nossos serviços com o translado do hotel ao aeroporto, para regresso a seu país.
7 dias
Mais de 1
1+
From USD900 USD800
Começaremos por Cusco, e seus pontos mais atrativos e turísticos, com o passeio do City tour ao centro histórico e depois, pelos famosos sítios arqueológicos que estão a poucos minutos da cidade. Em seguida, passaremos por Vale Sagrado, situado a 35 km da cidade de Cusco, lugar que abriga monumentos arqueológicos incríveis, mercados artesanais e, sobretudo que ainda mantem a cultura inca em seu estilo de vida. Logo, mas à noite, pernoite em Águas Calientes, uma cidadela rodeada por lindas montanhas, que cercam a magnífica Machu Picchu, considerada como uma das sete maravilhas do mundo, a qual faremos a visita guiada, e aprenderemos melhor sobre a história, cultura, e conheceremos os pontos importantes, mágicos e místicos da cidadela. Seguiremos nosso roteiro, saindo de Cusco a Puno, para então começar nossa viagem pela rota do sol, passando pelos centros arqueológicos de Andahuaylillas, Raqchi, Sicuani, La Raya e Pukara, e ao mesmo tempo permitindo, a contemplação e admiração da paisagem deslumbrante destes lugares. Já em Puno, o passeio do Lago de Titicaca, será marcante também na sua viagem, espetacular por sua riqueza natural, considerado como o lago navegável mais alto do mundo, que possui as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, localizadas a 30 minutos em lancha da cidade de Puno. No dia seguinte, retorno para Cusco, em viagem direto; na chegada, faremos o translado terminal terrestre ao hotel em Cusco, onde poderão descansar. Finalizaremos o roteiro e encerraremos nossas atividades com o translado do hotel ao aeroporto.
8 dias
Mais de 1
1+
From USD1000 USD990
Neste pacote, a vantagem em relação ao de 7 dias é que terá um dia livre em Lima, para descansar e realizar passeios por conta própria e conhecer as diversas atrações da cidade. Depois, iniciaremos o passeio com o City tour pela grande capital do Peru, para conhecer os três períodos históricos: pré-colombiano, colonial e moderno, e aprender muito sobre a cultura local. Chegando em Cusco, percorremos pelo pontos mais atrativos e turísticos, com o passeio do City tour ao centro histórico e depois, pelos famosos sítios arqueológicos que estão a poucos minutos da cidade. Em seguida, passaremos por Vale Sagrado, situado a 35 km da cidade de Cusco, lugar que abriga centros arqueológicos incríveis, como Pisaq, Awanacanha e Ollantaytambo, e seus mercados artesanais e, conhecer um pouco mais de um povo que mantem a cultura inca em seu estilo de vida. Logo, mas à noite, pernoite em Águas Calientes, uma cidadela rodeada por lindas montanhas, que cercam a magnífica Machupicchu, considerada como uma das sete maravilhas do mundo, a qual faremos a visita guiada, e aprenderemos melhor sobre a história, cultura, e conheceremos os pontos importantes, mágicos e místicos da cidadela. Seguindo nosso roteiro, sairemos de Cusco a Puno, para então começar nossa viagem pela rota do sol, passando pelos centros arqueológicos de Andahuaylillas, Raqchi, Sicuani, La Raya e Pukara, e ao mesmo tempo permitindo, a contemplação e admiração da paisagem deslumbrante destes lugares. Já em Puno, faremos o passeio do Lago de Titicaca, que será marcante também na sua viagem, espetacular por sua riqueza natural, considerado como o lago navegável mais alto do mundo, que possui as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, localizadas a 30 minutos em lancha da cidade de Puno. No dia seguinte, retorno para Cusco, em viagem direto; na chegada, faremos o translado terminal terrestre ao hotel em Cusco, onde poderão descansar. Finalizaremos o roteiro e encerraremos nossas atividades com o translado do hotel ao aeroporto.
10 dias
Mais de 1
1+
From USD1200 USD1100
O roteiro iniciará com o City Tour pela cidade de Lima, a qual se divide em três períodos: Pré-hispânico, colonial e Moderno, famosos pela sua história e arquitetura. Logo, por meio de um delicioso tour gastronômico, conhecerão a fantástica culinária peruana, gastronomia conhecida mundialmente e delegada pelos mais renomados chefs do Peru. Depois destes dias mais proveitosos e interessantes na capital do Peru, seguiremos para Cusco, antiga capital do Império Inca, lugar onde você e sua família, terão um contato maior com a história e civilização da cultura inca. O aprendizado e o “mergulho” nesta cultura rica em detalhes, será iniciada com o City tour, com visita à magnifica Cathedral de Cusco, Qoricancha, considerada como o Templo do Sol e em seguida, as principais ruinas: Sacsayhuaman, Qenko, Pukapukara e Ollantaytambo. Além disso, teráo a oportunidade incrível de se encantar com o famoso de Vale Sagrado, e passear por Pisaq e Ollantaytambo, famosas por seus mercados artesanais e pela cultura local, cujas atividades e costumes ainda são muito preservados pelos nativos da região. Do passeio ao Vale Sagrado dos Incas ao destino mais esperado por todos, chegaremos em Águas Calientes, e a partir daí, iniciaremos a grande visita ao Santuário Histórico de Machu Picchu, e conheceremos os pontos mais históricos da época inca. Seguindo nosso itinerário, você se surpreenderá com a viagem de Cusco a Puno, em ônibus turístico, pelo tour rota do Sol, onde depararão com belas paisagens e lugares mágicos, como os sítios de Andahuayllas, Raqchi, La Raya e Pukara. Ainda em Puno, se preparem para tour do Lago de Titicaca, considerado como um dos maiores lagos de Sudamérica, de águas tranquilas, que abriga espécies aquáticas diferenciadas e pouco comuns, com suas ilhas flutuantes, entre elas a ilha de Uros e Taquile. Após os passeios em Puno, retornaremos a Cusco, em viagem direto, e depois ainda terão tempo livre para descansar. Finalizamos o pacote com o translado do hotel em Cusco ao aeroporto.
10 dias
Mais de 1
1+
From USD1390 USD1383
Iniciaremos o pacote com um dia livre na grande capital do Peru, Lima, para descansar ou aproveitar grandes atrações da cidade. Depois faremos o City tour, percorrendo os pontos principais dos três períodos a qual se divide: Lima pré-hispânico, colonial e moderna, para então seguirmos para a cidade de Nazca. Já em Nazca, conheceremos as figuras e traços maravilhosos, carregados de mistério e um pouco de misticismo, de uma perfeição inacreditável, uma verdadeira obra da antiga civilização inca, com o passeio espetacular do sobrevoo as linhas de Nazca. Após este show aéreo exuberante, retornaremos à cidade de Lima. Depois, partiremos de Lima a Cusco, num voo de aproximadamente 1 hora. Chegando em Cusco, faremos o passeio do Vale Sagrado, situado a 35 km da cidade de Cusco, lugar que abriga centros arqueológicos incríveis, como Pisaq, Awanacanha e Ollantaytambo, e seus mercados artesanais e, conhecer um pouco mais de um povo que mantem a cultura inca em seu estilo de vida. Logo, mas à noite, pernoite em Águas Calientes, uma cidadela rodeada por lindas montanhas, que cercam a magnífica Machu Picchu, considerada como uma das sete maravilhas do mundo, a qual faremos a visita guiada, e aprenderemos melhor sobre a história, cultura, e conheceremos os pontos importantes, mágicos e místicos da cidadela. O roteiro continua no dia seguinte, com o passeio do City tour ao centro histórico e depois, pelos famosos sítios arqueológicos que estão a poucos minutos da cidade, com retorno a Cusco no inicio da noite. Nossa aventura segue, agora com destino a Puno, com saída de Cusco direto ao aeroporto de Juliaca (passagem área de acordo com sua preferência). Em Puno, faremos o passeio do Lago de Titicaca, que será marcante também na sua viagem, espetacular por sua riqueza natural, considerado como o lago navegável mais alto do mundo, que possui as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, localizadas a 30 minutos em lancha da cidade de Puno. Depois de dias formidáveis e de grande aprendizado sobre a cultura inca, finalizaremos nosso pacote com o translado de Puno ao aeroporto de Juliaca, em seguida ao aeroporto de Lima, para então retorno ao seu país.
10 dias
1+
Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Inscreva-se

Cadastre-se para receber ofertas exclusivas, melhores promoções e muitas novidades.

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Visite-nos nas nossas redes sociais

Visite-nos nas nossas redes sociais

Copyright © 2019 Peru Grand Travel – Todos os direitos reservados

Close

Lima, Nazca, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu + Lago Titicaca 10d/9n

Preencha os campos abaixo para que nossa equipe possa entrar em contato com mais informações. Os campos com * são obrigatórios.

* Data de início do tour