Vamos descobrir juntos os encantos da Capital Folclórica do Peru. Se você já ouviu falar dos destinos que esta bela cidade oferece, ficará surpreso com esta lista dos 7 melhores lugares o que fazer em Puno. Certamente, as Ilhas do Lago Titicaca, como Uros, Taquile e Amantaní, que enchem Puno de orgulho e são muito visitadas por turistas nacionais e estrangeiros, estão em nossa lista, mas há muito mais para desfrutar. Aqui mencionamos algumas dessas jóias escondidas. Paisagens únicas e surpreendentes, cultura transbordante e um contato real com pessoas calorosas são apenas uma amostra do que Puno tem para oferecer a você.
Principais Pontos turísticos do Puno
Neste artigo, apresentamos as melhores o que fazer em Puno.
Ilhas Flutuantes dos Uros.
Vamos descobrir juntos os encantos da Capital Folclórica do Peru. Se você já ouviu falar dos destinos que esta bela cidade oferece, ficará surpreso com esta lista dos 7 melhores lugares turísticos de Puno. Certamente, as Ilhas do Lago Titicaca, como Uros, Taquile e Amantaní, que enchem Puno de orgulho e são muito visitadas por turistas nacionais e estrangeiros, estão em nossa lista, mas há muito mais para desfrutar. Aqui mencionamos algumas dessas jóias escondidas. Paisagens únicas e surpreendentes, cultura transbordante e um contato real com pessoas calorosas são apenas uma amostra do que Puno tem para oferecer a você.
Ilhas de Taquile
Se há algo que Taquile oferece é, sem dúvida, tranquilidade e uma vista incomparável do Lago Titicaca. Desde o início, você sentirá uma sensação de paz, e seus olhos serão realmente cativados por essas paisagens que parecem uma grandiosa obra de arte. A cerca de 2,5 horas das Ilhas dos Uros, esta ilha Intika em quéchua, com mais de 2000 habitantes, dará as boas-vindas a você. Você verá os habitantes criando belos tecidos com as mãos que refletem sua cultura ancestral, conhecidos em todo o mundo. Do porto, é preciso subir até a Praça, que é um lugar muito bonito para descansar e desfrutar. Também na ilha, você encontrará ruínas da época pré-incaica, acompanhadas por vistas únicas do lago navegável mais alto do mundo. Há lugares para passar a noite onde você pode conhecer um pouco mais da população local. Se você quiser passear pela ilha, tire belas fotos com os arcos que encontrar pelo caminho.
Ilhas de Amantaní
Ao norte da Ilha de Taquile e com uma população de cerca de 4000 pessoas, esta beleza o cativará. Se seu objetivo é ter um enriquecedor intercâmbio cultural, Amantaní é a ilha certa. Você pode passar a noite lá e compartilhar mais com as pessoas locais, observando o dia a dia delas, suas tradições e muito mais. Você encontrará montanhas deslumbrantes onde estão localizados os centros cerimoniais de Pachatata (Pai dos Céus), no topo da colina Coanos, e Pachamama (Mãe Terra), no topo da colina Llaquistiti. Também em sua visita, você verá que a população se dedica à agricultura, mas também produz belos tecidos que chamarão sua atenção por suas cores e designs que refletem essa arte única que eles possuem. Passeios de barco, passeios a cavalo, participação em trabalhos agrícolas são apenas algumas das atividades que você pode fazer nesta ilha que lhe dará energia.
Chullpas de Sillustani
Geralmente visitadas na rota para o aeroporto de Juliaca, a 34 km da cidade de Puno. As chullpas de Sillustani foram construídas pela cultura Kolla, com centenas de construções tubulares (tumbas) onde foram encontrados restos de sacerdotes e governantes, simplesmente deixarão você impressionado. A altura dessas tumbas em forma de cápsula é em média de 4 a 6 metros, mas você encontrará algumas que chegam a ter 15 metros de altura, o que realmente o surpreenderá. A conservação até hoje deste complexo funerário se deve aos materiais de construção usados por essa cultura, como pedra, blocos talhados e argila. E se você estiver em Sillustani, certamente chegará à lagoa Umayo, que o cativará do começo ao fim. Mistério e beleza paisagística é o que o espera em sua visita às cada vez mais visitadas chullpas de Sillustani.
Inca Uyo – Chucuito
Este sítio arqueológico, considerado de origem inca devido às suas características de construção, significa em aymara, moradia do Inca. Conhecido como o templo da fertilidade, está localizado em Chucuito (a 18 quilômetros de Puno). Tem forma retangular e paredes espessas, e presume-se que o local fazia parte de um conjunto maior de edifícios cerimoniais. O que mais atrai são os falos de pedra encontrados lá dentro. Existem mais de 80 falos, alguns completos, que chamam a atenção de milhares de turistas curiosos que visitam o local. Os habitantes acreditam que, se uma mulher se sentar em cima de um falo, poderá ter filhos, e eles afirmam ter testemunhos disso. Se você for com um guia, ouvirá várias teorias sobre o local. Uma delas é que os próprios habitantes trouxeram esses falos e os plantaram lá para que se tornassem uma atração turística e assim aumentassem sua renda. O que é certo é que é um local singular que você não deve deixar de visitar.
Canhão de Tinajani
A cerca de 150 quilômetros da cidade de Puno, encontra-se o Canhão de Tinajani (3953 metros acima do nível do mar). Este majestoso local, com suas impressionantes formações rochosas em forma de animais e pessoas, o deixará mais do que surpreso. Diz-se que esta floresta de pedras já foi o fundo de um grande lago e que o vento esculpiu essas formas ao longo do tempo. As enormes formações rochosas de cor avermelhada o manterão entretido por um longo tempo, mas você não apenas desfrutará de estar no meio dessa floresta, como também da vista espetacular que a rodeia. Rios, nascentes e o céu contribuem para tornar a vista ainda mais bonita. Além disso, você verá a Puya Raimondi coroando as montanhas, que pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Sem dúvida, este local permitirá que você tenha um contato autêntico com a natureza e é uma das joias das quais falamos. Se você tiver tempo, recomendamos passar mais de um dia neste belo local.
Aramu Muru
Conhecido como “O Portal do Universo” ou “Willka Uta” (Lugar do Sol ou Porta dos Deuses), Aramu Muru está localizado em uma impressionante floresta de pedra. É uma estrutura de arenito de origem pré-incaica que se assemelha a uma porta (aproximadamente 7 metros de largura por 7 metros de altura). É, sem dúvida, um local místico que você deve visitar para viver essa experiência de que ouvirá falar. Esta porta de oito ângulos, acompanhada por depressões de grande altura em seus lados, tem uma lenda por trás. Diz-se que o sacerdote inca Aramu escapou dos espanhóis com o disco solar guardado no Qoricancha, colocou o disco no centro da porta e desapareceu do local. Atualmente, rituais são realizados aqui, então você pode ver pessoas ajoelhadas na frente desta porta com as mãos estendidas para absorver energia. Estar diante desta porta dimensional é realmente uma experiência única.
Desejamos que sua visita a esta cidade mágica seja verdadeiramente memorável. Passeios em Puno e viva uma experiência para contar!
Realize seus sonhos de explorar a cultura inca com nossos pacotes de viagem para Machu Picchu. Na Peru Grand Travel, nos destacamos por oferecer serviços de alta qualidade e atendimento personalizado em cada etapa de sua viagem.
Nossos pacotes para o Peru são cuidadosamente projetados para atender a todas as suas preferências de viagem, seja você em busca de uma aventura emocionante, um descanso relaxante ou férias inesquecíveis. Oferecemos opções flexíveis para que você possa desfrutar da experiência que melhor se adapte aos seus desejos.