A beleza da Ponte dos Suspiros em Lima vai além de uma lenda romântica, pois conta com uma localização privilegiada com a bela vista para o oceano Pacífico cercado por uma arquitetura pitoresca destacando o encanto de Barranco. A seguir, mergulhamos na fascinante história e na magia que envolve um dos lugares mais pitorescos de Lima, Peru.
História
Foi construído no último terço do século XIX sob a necessidade de unir os dois extremos do desfiladeiro, inaugurado em um 14 de fevereiro.
Reconstruído após ser danificado durante a Guerra com o Chile, adotou seu nome atual pela quantidade de casais que recorriam ao local.
Como chegar?
Para chegar, é preciso pegar carros que passem pelo Parque Municipal de Barranco, ao chegar, você deve se dirigir ao Palácio Municipal, terá que caminhar pela rua lateral onde verá a ponte de Barranco.
Se você pegar o Metropolitano, deve descer na estação “Boulevard de Barranco” e a uma quadra pela Jirón Faustino Sánchez Carrión chega-se ao Parque e ao Palácio Municipal.
A forma mais rápida e segura é usando serviço de táxi até o centro de Barranco ou também pode indicar ao motorista que o leve até a Ponte dos Suspiros.
Por que sua popularidade?
A lenda mais popular indica que se atravessar a ponte contendo a respiração até chegar ao outro ponto, o desejo de amor pedido será realizado.
Outra lenda diz que a filha de um homem rico tinha proibido ver o homem que amava, porque era “um simples varredor”. Com o coração partido, ela se colocava em pé junto à janela de seu quarto e suspirava com tanta melancolia que as pessoas que cruzavam a ponte podiam ouvi-la.
Arredores da Ponte
Abaixo da Ponte dos Suspiros, situa-se a descida dos banhos, um caminho extremamente histórico que conduz ao mar barranquino. Anos atrás pertencia a um antigo desfiladeiro natural, essa área era percorrida pelos pescadores peruanos que vinham de Surco para as praias de Barranco. Atualmente, esse caminho manteve um estilo harmonioso, composto por diversas escadas que descem em direção à costa.
Atualmente, a passarela é cercada por grandes casas em ambos os lados, um ponto onde se pode encontrar muitas coisas, ao descer pelo caminho chega-se ao circuito da costa verde e às praias de Barranco.
A Ponte dos Suspiros em Barranco não é apenas um ícone arquitetônico, mas também uma testemunha silenciosa de inúmeras histórias de amor, melancolia e esperança. Suas paredes sussurram os suspiros daqueles que a atravessam, evocando uma mistura de nostalgia e romance que cativa a todos que a visitam, conectando-se com o passado e o presente deste charmoso distrito limeño. Então, da próxima vez que estiver em Barranco, não se esqueça de parar neste lugar emblemático e se deixar levar por sua atmosfera única e mágica, onde cada suspiro conta uma história.